O Instituto Politécnico de Castelo Branco acaba de criar um novo serviço, destinado a estudantes com necessidades educativas especiais, derivados da sua condição de deficiência ou de saúde, temporária ou permanente. Inserido nos Serviços de Ação Social do IPCB, o Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE) tem como objetivo garantir a plena inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) nos diversos graus de ensino lecionados no IPCB, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso, permanência e sucesso no contexto académico e procurando na medida do possível a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem às características e necessidades destes estudantes. De acordo com o Presidente do IPCB, Carlos Maia, “o levantamento de situações nas 6 escolas do IPCB permitiu já a deteção de 27 casos”, tendo sido realizadas algumas intervenções nas instalações, nomeadamente para eliminação de barreiras arquitetónicas. Carlos Maia salientou também a importância de garantir a “igualdade de oportunidades no acesso e sucesso no percurso realizado pelos estudantes no ensino superior”, referindo ainda a intenção de “alargar os apoios concedidos aos estudantes dos agrupamentos de escolas da região”. O GAENEE será coordenado por Helena Mesquita, docente da Escola Superior do IPCB, que será apoiada por um interlocutor em cada uma das escolas do IPCB. Integram também a equipa o Gabinete de Apoio Psicológico do IPCB, os Serviços de Acão Social do IPCB, os Serviços Académicos e o Gabinete Técnico. Helena Mesquita reforçou a ideia da necessidade de “garantir a plena inclusão dos estudantes com NEE”, acrescentando que os estudos realizados até agora indicam que “nos próximos 2 anos 25 alunos com NEE tenham intenção de ingressar no ensino superior”. A Coordenadora deste novo serviço referiu também que os apoios serão prestados não só aos estudantes, mas também os docentes e trabalhadores não docentes do IPCB, salientando o papel fundamental dos interlocutores nas escolas, uma “intervenção chave pela proximidade aos estudantes e docentes que os ensinam”.