Decorreu de 29 de junho a 1 de julho, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Conferência Internacional “Regional Helix 2016”, que contou com a presença de professores de prestigiadas Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, dirigentes políticos, empreendedores e gestores. Ao longo dos trabalhos, que decorreram sequencialmente, nos dois primeiros dias em Castelo Branco, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e Escola Superior de Tecnologia, e no último dia, em Idanha-a-Nova, na Escola Superior de Gestão, foram discutidos temas vitais à descoberta de novos rumos centrados no desenvolvimento e melhoria da competitividade das regiões periféricas com problemas estruturais de desenvolvimento. Em termos de organização, o evento envolveu ao longo dos três dias, cerca de cem participantes oriundos de dez países. Do programa constaram sessões plenárias com conferencistas convidados, sessões paralelas com apresentação de comunicações, uma mesa redonda na área de desenvolvimento local, promovida pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), bem como uma outra, dinamizada pelo cluster português do setor dos moldes Engineering and Tooling, que teve a participação dos seis clusters portugueses Gold Label. O evento apostou ainda na mostra de produtos transacionáveis, desenvolvidos por empresas locais, com quem o IPCB possui uma cooperação ativa, bem como projetos em curso resultantes de spin-offs académicos. Ao longo dos trabalhos foi notória a necessidade de reforçar laços colaborativos entre as empresas, a academia e o poder político, destacadamente ao nível regional e local. No contexto desta interação deve incluir-se a valorização do potencial endógeno, tanto ao nível dos recursos naturais ou histórico-culturais, mas também ao nível do capital humano e criativo. O encontro teve também uma parte social e cultural, incluindo visitas guiadas à zona histórica de Castelo Branco e Idanha-a-Velha, bem como um momento gastronómico proporcionado pelos alunos e chefs do curso de hotelaria da Escola Superior de Gestão, as quais tiveram uma grande recetividade por parte dos participantes. A organização teve o apoio das autarquias de Castelo Branco e de Idanha-a-Nova, da AEBB e da ACICB, da Fundação de Ciência e Tecnologia, dos centros de investigação da Universidade da Beira Interior (NECE) e CIAUD da Universidade de Lisboa, bem como do Ensine Magazine. O secretariado do evento contou ainda com o apoio de alunos do curso de Secretariado da Escola Superior de Educação do IPCB.