O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional, acaba de selecionar os projetos vencedores do 13.º Concurso Regional Poliempreende. O Júri Regional do Concurso, constituído por representantes do Santander Totta (Duarte Rodrigues), Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito), Câmara Municipal de Castelo Branco (João Carvalhinho), AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (Mónica Cardoso) e ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (João Dias), atribuiu o primeiro prémio ao Projeto “SiGame”, tendo o segundo prémio sido atribuído ao Projeto “Pijama Ergotec: um pijama para acamados” e o terceiro prémio ao Projeto “MARAV”. A equipa vencedora irá receber um prémio no valor de 2000€, atribuídos pelo Banco Santander Totta, recebendo a segunda classificada 1500€, atribuídos pela mesma entidade, e a terceira 1000€, atribuídos pela Pedro Agapito Seguros. Estes montantes serão disponibilizados em duas frações: a primeira, correspondendo a 50% do seu montante global, será entregue no ano da realização do concurso; os restantes 50% serão entregues com a apresentação da cópia da declaração de início de atividade, ou uma cópia de um documento comprovativo da transferência de produto/tecnologia ou do desenvolvimento do produto ou serviço, até ao fim do segundo ano após o ano da realização do concurso, comprovando a implementação empresarial do projeto. O IPCB, através do CEDER, disponibiliza-se para apoiar os projetos que pretendam ser concretizados, independentemente da classificação obtida. DESCRIÇÃO DOS PROJETOS VENCEDORES O principal objetivo do projeto “SiGame” consiste em desenvolver um sistema de gestão de administração de e controlo de medicação para lares de terceira idade, com complemento de gestão clínica. A equipa, constituído pelo diplomado Bruno Matias (Escola Superior de Tecnologia), irá representar o Instituto Politécnico de Castelo Branco na segunda e última fase do Concurso (Nacional), em setembro, na qual estarão presentes os vencedores regionais de cada um dos Institutos Politécnicos do país e escolas superiores não integradas. O projeto “Pijama Ergotec: um pijama para acamados” foi apresentado pela aluna Pilar Pastor (Escola Superior de Artes Aplicadas) e pelos alunos André Cardoso (Escola Superior de Gestão), João Costa e Rodrigo Bernardo (Escola Superior de Tecnologia). O pijama Ergotec, constituído por têxteis especializados e unindo a tecnologia e informática, é um projeto de design inclusivo pensado para melhorar a vida dos acamados e também dos seus cuidadores. O projeto “MARAV” foi submetido pelos alunos Miguel Monteiro, Ana Farinha e Rita Serôdio, provenientes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Com este projeto pretende-se um serviço de representação e distribuição de produtos na área da saúde, particularmente nos exames de diagnóstico. Pretende-se trabalhar com produtos com base nas tecnologias mais avançadas e portabilidade acessível.