Alunos da Universidade de Montpelier, França, desenvolvem o seu estágio no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB, onde trabalham em dispositivos e algoritmos inteligentes para a área da saúde. Os alunos Ariston Reis e Pan Liu, de Cabo Verde e China respetivamente, encontram-se desde maio a realizar o estágio curricular do mestrado em Sciences Numeriques Pour la Sante, sob a orientação do Professor Paulo Gonçalves da Escola Superior de Tecnologia do IPCB. O trabalho que se encontram a desenvolver, permite localizar no espaço tri-dimensional vários tipos de instrumentos cirúrgicos, utilizando informação de vários tipos de sensores não-invasivos, sendo variado o seu potencial de aplicação na área médica, como por exemplo na navegação cirúrgica e a imagiologia intra-operatória. A experiência tem sido gratificante para todos os investigadores que trabalham no laboratório, ao nível da relação interpessoal e da partilha de conhecimento.