Helena Mesquita e Rosário Quelhas, docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, em conjunto com o docente Gianluca Amatori da Università Europea di Roma, publicaram um artigo na Education Sciences & Society - Open Access, revista internacional com revisão por pares.

O artigo “Special Education for inclusion in Europe: critical issues and comparative perspectives for teachers’ education between Italy and Portugal” teve por objetivo comparar os eixos de formação de professores de Itália e de Portugal, a fim de detetar características comuns e futuras linhas de  pesquisa numa perspetiva comparada e com uma visão aberta à complexidade. O artigo pretendeu também investigar se (e como) a dimensão educacional inclusiva dos professores está organizada e projetada para atender às necessidades de todos os alunos, sem esquecer que a profissão docente precisa, hoje mais do que nunca de uma colaboração internacional aberta nesta sociedade do conhecimento cada vez mais globalizada.

No âmbito desta parceria entre investigadores portugueses e italianos, decorrente do programa de mobilidade Erasmus, foi já publicado em 2018 um outro artigo das docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, Helena Mesquita e Rosário Quelhas, intitulado “Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal” no Italian Journal of Special Education for Inclusion - Revista semestral da Società Italiana di Pedagogia Speciale desta vez a convite do docente Fábio Bocci da Universidade Roma Tre.

De periodicidade semestral, a revista Education Sciences & Society - Open Access é publicada online pelo FrancoAngeli Edizioni Journals - La passione per le conoscenze - Publisher of Open Access Journal.

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