O impacto das alterações climáticas em espécies Mediterrânicas, é o titulo do trabalho de doutoramento de Isabel Passos, doutoranda do CERNAS-IPCB, que irá ser orientada por Maria Margarida Ribeiro, docente da ESACB-IPCB.
Este trabalho irá prever, a partir de modelos espaciais de base ecológica e diferentes cenários futuros, as alterações expetáveis na distribuição das espécies, nos próximos quatro anos, sendo a primeira espécie a ser estudada, o Carvalho-negral.
Esta espécie é muito abundante na Beira Interior e a recuperação do ecossistema em que está inserida, irá potenciar a sua resiliência, mitigar o impacto do aquecimento global e aumentar a capacidade de absorção do CO2 atmosférico.
O estudo, que conta também com a orientação do doente da Universidade de Coimbra, Albano Figueiredo, é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do Instituto Politécnico de Castelo Branco (CERNAS-IPCB).
As alterações climáticas poderão ter um impacto mais acentuado na região do Mediterrâneo do que noutras regiões do mundo. A previsão destas alterações, o aumento dos fogos, da temperatura e a diminuição da precipitação, terá um impacto severo ao nível da conservação das espécies, da desertificação e em diversos serviços dos ecossistemas, preocupações discutidas na última cimeira do clima em Glasgow, a COP26.