Luísa Ferreira Nunes, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, foi uma das palestrantes convidadas da International Biomimicry Conference, que decorreu em Granada, Espanha. 

A docente realizou duas apresentações sobre processos específicos de resiliência e adaptação, "... na natureza não há CEOs que determinem estratégias, nem tão pouco há "decisões" sobre quais as espécies que são “promovidas” e quais as que são “demitidas”. Trata-se antes de um processo complexo e caótico, mas, em última análise, inteligente, que passou por sofisticadas etapas de evolução sem que propriamente existissem "lideranças". Esse tipo de organização é adaptável, flexível, auto-renovável, resiliente e em constante "aprendizagem", explicou a docente. 

Nesta conferência foi possível ouvir sobre soluções sustentáveis (biomiméticas) para os principais problemas ambientais, sociais e económicos. A   Biomimética é a área que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade e sustentabilidade.  Esta é uma recente e promissora área de estudo científico, iniciada por Janine Benyus, do Biomimicry Institute - EUA, nos anos 90. 

Partilhe