Luís Quinta-Nova, docente da Escola Superior Agrária do IPCB foi orador convidado (keynote speaker), no V Congresso Ibérico de Ecologia da Paisagem ​"Paisagens e sociedades em mudança", organizado pela Associação Espanhola de Ecologia da Paisagem (AEEP), juntamente com a Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem (APEP).

O docente do IPCB apresentou a palestra de abertura de uma das sessões do congresso, intitulada “A importância da implementação de um observatório da paisagem no contexto da mudança do modelo de governança no Parque Natural do Tejo Internacional”.

O evento teve como objetivo criar um espaço de discussão e informação que incluísse ecólogos, urbanistas, geógrafos, gestores e todos aqueles que se reúnem no espaço de interação que é a Ecologia da Paisagem. Foram abordados e discutidos os resultados de investigação e inovação tecnológica com vista a melhorar o processo de ordenamento do território, tendo em consideração aspetos como a sustentabilidade, a conservação de ecossistemas ou a compatibilidade entre usos múltiplos no espaço.

Durante dois dias do Congresso, mais de uma centena de participantes tiveram acesso a apresentações a cargo de especialistas, como foi o caso do Professor Jianguo Wu, da Universidade Estatal de Arizona e editor-chefe da revista Landscape Ecology e Marc Metzger, professor na Universidade de Edimburgo.

Partilhe