Paulo J. Sequeira Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia e coordenador do Laboratório de Robótica do IPCB, apresentou trabalhos recentes de investigação, em Milão e em Paris.
Em Milão, a convite do laboratório de investigação em robótica médica - NearLab - do Politécnico de Milão, apresentou o trabalho recente na aplicação de ontologias para representação do conhecimento e de tarefas de sistemas robóticos. Foi dado ênfase a trabalhos recentes em cirurgia robótica e robótica industrial, que implementam conceitos de Saúde e Indústria 4.0 – smart industry. Tais conceitos melhoram a interação humano-robô, em termos de segurança, e ainda permitem partilhar e analisar grandes quantidades de dados numa linguagem comum entre robô e humano.
No âmbito da visita, foram ainda continuados trabalhos de investigação sobre normalização na área da robótica, também em conjunto com a Universidade de Verona.
No âmbito do programa Erasmus+, foram apresentados os mesmos temas no laboratório de imagens, sinais e sistemas inteligentes – LISSI – na Universidade de Paris Est – Creteil (UPEC) e no Instituto Universitário de Tecnologia Creteil-Vitry, onde estudam muitos alunos descendentes de emigrantes portugueses.
Para além das aulas de robótica e sistemas inteligentes lecionadas na Universidade, houve também oportunidade para a apresentação da oferta formativa do IPCB, nomeadamente da Escola de Tecnologia. Foram ainda visitados os laboratórios na área da robótica para cuidados de saúde e exoesqueletos.