O Laboratório de Robótica do IPCB recebeu, ao longo de vários meses, um docente e vários alunos internacionais com o objetivo de realizar trabalhos de investigação em conjunto com os bolseiros de investigação do Projecto EuroAGE, Bernardo Lourenço e Samuel Santos e sob orientação do docente da ESTCB-IPCB Paulo Gonçalves.

O aluno Fernando Cerqueira Vieira, português radicado em França, a estudar na Universidade de Paris Est - Creteil, realizou o seu estágio no laboratório, na área de Robótica na Cloud, “Cloud Robotics”. Este estágio realizou-se no seguimento de trabalhos em Curso do docente Paulo Gonçalves com o seu docente em França, Abdelghani Chibani. Trata-se de uma tecnologia em desenvolvimento e emergente na área da robótica, visando entre outras aplicações, a disponibilização de serviços para os robôs, diretamente da Cloud. O aluno Romain Alvernhe, a estudar em Bordéus, Ecole Nationale Supérieure d'Électronique, Informatique, Télécommunications, Mathématique et Mécanique de Bordeaux, realizou o seu estágio na área da navegação de robôs manipuladores utilizando mapas tridimensionais do espaço de trabalho do robô, em espaços industriais ou outros que envolvam a interação com pessoas e objetos.
O Professor António Chama e o técnico de laboratório Helton Sousa da Universidade de Zambeze, Beira, Moçambique, nos quase dois meses de intercâmbio realizaram, no laboratório, vários trabalhos na área de sistemas mecatrónicos, no qual se destacou a implementação de um sistema de inspeção visual industrial, para objetos em movimento num tapete-rolante, onde foi utilizado um robô manipulador para retirar os objetos defeituosos do tapete-rolante.

O Laboratório de Robótica do IPCB acolheu ainda, os alunos do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, Eduardo Silva e João Carvalho que desenvolveram aplicações para a gestão informática do laboratório, bem como a atualização e reformulação das páginas web do laboratório http://escoladerobotica.ipcb.pt/  e http://robotica.ipcb.pt
De acordo com os docentes e alunos envolvidos, a experiência foi, e continua a ser, extremamente gratificante para todos os membros do laboratório, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Todos puderam interagir com os robôs e aplicações no âmbito dos projetos em Curso: EuroAGE e GMOVE+.