A 5ª edição do festival Monaco Electroacoustique- Festival Bienal de Música Contemporânea, junta compositores consagrados internacionalmente e estudantes provenientes de instituições de ensino superior de países como Argentina, Bélgica, Brasil, França, Itália, México, Portugal, Suécia e Suíça.

Portugal será representado por dois compositores de reputação internacional — Jaime Reis e João Pedro Oliveira. Como eles, estarão sete jovens compositores e instrumentistas da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Escola Superior de Música de Lisboa, que, orientados por Jaime Reis, irão apresentar novas obras em estreia escritas para especialmente para a ocasião.

O Monaco Electroacoustique, organizado pela Académie Rainier III tem direção artística de Mario Mary e decorre entre os dias 18 e 20 de abril de 2019, em Monte Carlo.

Embora ainda pouco conhecida do grande público nacional, a escola portuguesa de música electroacústica é considerada das mais dinâmicas e inovadoras do mundo, como atestam os convites de variadíssimos festivais internacionais. Portugal desempenha, assim, um papel de vanguarda num domínio altamente emblemático da arte contemporânea.