José Filomeno Raimundo, docente aposentado da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, é o novo Provedor do Estudante do IPCB. A cerimónia de tomada de posse teve lugar no dia 27 de abril, na sequência da designação pelo Presidente do IPCB, sob proposta fundamentada das estruturas representativas dos estudantes.

O Presidente do IPCB agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os anteriores Provedores do Estudante, bem como a disponibilidade dos mesmos no acompanhamento dos estudantes.

Destacou o “enorme sentido de entrega e responsabilidade de José Filomeno Raimundo, que conhece muito bem o IPCB bem como o funcionamento dos seus órgãos estatutários. Por outro lado, assumiu lugares de elevada responsabilidade e ação ao longo da sua carreira”. Referiu ainda que o agora empossado é “um homem bom, por quem tem imensa estima e a quem é uma honra dar posse no cargo.” “Será um excelente Provedor do Estudante”.

António Fernandes agradeceu a presença do Presidente de Câmara Municipal de Castelo Branco, “em representação de todos os albicastrenses e de toda uma extensa comunidade que se relaciona ou se relacionou com o IPCB”. Salientou a sua disponibilidade pessoal e institucional para apoiar o IPCB e a sua comunidade académica. Referiu-se ao pagamento, por parte da Câmara Municipal, de 50% do valor das propinas de 860 estudantes, bem como o apoio financeiro de 609 mil euros para a requalificação do Campus da Talagueira.

José Augusto Alves felicitou José Raimundo pelas suas novas funções, considerando-o uma pessoa “que transmite serenidade e está sempre disponível para ajudar” e que estará à altura do importante desafio de ajudar os estudantes da instituição.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco reiterou a disponibilidade do município para continuar a apoiar o IPCB, “uma das maiores instituições da região”. Abordou ainda o projeto de requalificação do Campus da Talagueira, que considerou ser uma mais valia para toda a comunidade albicastrense que permitirá “melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem ou estudam na cidade”.

José Raimundo iniciou a sua intervenção com um agradecimento pelo convite que lhe foi dirigido e que “aceitei com muito carinho”. Nesta transição ou continuidade de percurso enquanto professor (aposentou-se recentemente enquanto docente do IPCB) considerou que a imparcialidade e independência seriam o caminho único e possível para “gerar equilíbrios e cumplicidades justas”, conseguindo assim o “entendimento e resolução” necessários para o desempenho das suas novas funções.

O novo Provedor do Estudante prometeu aos estudantes a “dedicação e empenho que o cargo exige, para continuarmos a fazer escola, na defesa dos vossos direitos e interesses”.

De acordo com os estatutos do IPCB, "O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência, tendo como função defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes". Pretende-se que em colaboração com os estudantes exista uma participação ativa na vida da Instituição, para que se possam propor soluções concretas que levem a uma melhoria das condições de ensino, a promoção do sucesso escolar, estimulando a participação dos estudantes na prossecução da missão e objetivos da instituição.

José Filomeno Raimundo doutorou-se na Universidade da Extremadura, Espanha, com uma tese na área da música. Foi Professor Coordenador na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde também desempenhou funções de Diretor e de Presidente do Conselho Científico.

Partilhe