José Augusto Alves acaba de ser eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em reunião deste órgão do IPCB realizada no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, a 14 de junho.
A reunião de eleição do novo Presidente do Conselho Geral foi precedida de outra reunião do Órgão onde, além de José Augusto Alves, tomaram posse os restantes membros cooptados: Sérgio Filipe Gonçalves Bento, Luis Manuel Taborda Barata, José Manuel Salvador Tribolet, Luís Manuel dos Santos Correia, Maria Eugénia Monteiro André e Vera Lúcia Tiago Nunes.
José Augusto Alves é coronel de Infantaria, na situação de reserva, e licenciado em Ciências Sócio Militares – arma de Infantaria da Academia Militar. No Estado-Maior do Exército foi Chefe de Repartição de Operações da Divisão de Operações. Foi chefe da Repartição de Ligação com os Adidos Militares, e em acumulação durante alguns períodos, Chefe da Divisão de Informações do Estado-Maior do Exército. Possui vários louvores e condecorações nacionais. No contexto social, foi Presidente da Assembleia Geral do Centro Social Amigos da Lardosa, Coordenador do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti-Pobreza, Tesoureiro da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Castelo Branco, Presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes e orador convidado em várias ações e conferências, no âmbito da Economia Social ao nível do Terceiro Setor, tanto na Formação de Dirigentes e Técnicos, como de Colaboradores de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).
Atualmente é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco e Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Relembra-se que o Conselho Geral do IPCB é composto por vinte cinco membros, treze representantes dos professores e investigadores, quatro representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e sete personalidades externas de reconhecido mérito. Com esta eleição, o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco encontra-se formalmente constituído.
De entre as principais competências deste órgão destacam-se a eleição do Presidente do IPCB e, sob proposta deste, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Presidente; aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; criar, transformar ou extinguir unidades orgânicas, desde que aprovado por dois terços dos membros do Conselho Geral; aprovar os planos anuais de atividades e apreciar o relatório anual das atividades da instituição; aprovar a proposta de orçamento; aprovar as contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único; fixar as propinas devidas pelos estudantes.