João Rocha, docente na Escola Superior de Educação do IPCB, publicou o livro didático “Treinadores Expertos em Basquetebol”, que tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento da modalidade.

O lançamento da obra está agendado para setembro, na Sede do Comité Olímpico de Portugal, com a presença de todos os Treinadores Expertos que contribuíram para o livro.

A génese deste livro foi uma investigação no âmbito do mestrado em Treino de Alto Rendimento na Universidade do Porto, realizada com quatro treinadores expertos em basquetebol de renome nacional: Alberto Babo, Jorge Araújo, Luís Magalhães e Mário Palma. Entre 1985 e 2005 estes treinadores ganharam praticamente todos os campeonatos nacionais, um elevado número de torneios oficiais e não oficiais realizados em Portugal e participaram em competições Europeias, Mundiais e Olímpicas.

O preambulo foi escrito pelo Dr. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ele também um antigo jogador internacional de basquetebol que trabalhou com os treinadores presentes na obra.

O professor adjunto convidado no mestrado em Atividade Física, na licenciatura em Desporto e Atividade Física e ainda no CTeSP de Desporto do IPCB considera que perder um conhecimento exclusivo como o destes Expertos é um retrocesso no processo desportivo. É quase um começar de novo. É cometer os mesmos erros e percorrer o caminho difícil que outros já passaram. De forma análoga, será fazer a travessia marítima para a Índia vezes e vezes sem conta, caindo sempre nos mesmos equívocos cada vez que um “Vasco da Gama” se retira.

“Foi nosso objetivo expor as fontes e conceções de treino que contribuíram para o conhecimento dos treinadores expertos em basquetebol, onde simultaneamente procuramos apresentar os seus conhecimentos, os dados da ciência e dos investigadores na área do treino desportivo sobre os diferentes temas abordados.

Partimos com a intenção de conhecer as fontes de conhecimento e os fatores de rendimento que orientam os expertos na conquista dos seus sucessos. Também nos preocupou analisar a opinião individualizada de cada um sobre como se deve iniciar e desenvolver a carreira de um aprendiz treinador e ainda o caminho para o futuro do basquetebol em Portugal.

Podemos referir que os expertos: 1) assumem como sendo primordial a experiência como jogador; 2) todos possuem cursos de treinadores; 3) participam com regularidade em clínics e ações de formação na área; 4) somente um elemento da amostra não é diplomado em Desporto e Educação Física; 5) é unânime a importância de jogar com equipas mais fortes para melhorar a performance das suas equipas; 6) assumem a necessidade da procura de conhecimentos e apoio (livros de outras áreas, psicólogos e adjuntos...); 7) relativamente aos fatores de rendimento, os treinadores expertos aplicam, no treino e no jogo, sistemas táticos simples e valorizam a perfeição; 8) os aspetos técnicos individuais são treinados ao longo da época, não criando picos de forma, mantendo assim uma performance sempre elevada ; 9) a comunicação, nos treinos e nos jogos, deve ser simples, concisa e oportuna; 10) o scouting serve como forma de antecipar e anular “surpresas” (problemas); 11) é consensual que a construção da equipa é a tarefa mais difícil do treinador; 12) qualidades como a honestidade, discernimento, dedicação, trabalho e sacrifício são fundamentais para conseguir a confiança dos jogadores e atingir o sucesso; 13) acreditam ser importante para o basquetebol português a participação em competições europeias, para se tornarem mais competitivos; 14) consideram que os jogadores portugueses não irão ter um futuro promissor devido à falta de política desportiva; Por ultimo, 15) um treinador em início de carreira, deve começar a sua atividade em escalões de formação ou como adjunto de um bom treinador, só depois seguir para a equipa sénior. Estes devem ter alguém por perto que os analise, conduza e informe sobre os seus desempenhos, facilitando assim a sua evolução, não obstante ser sua preocupação a constante procura do saber.

Um agradecimento especial à Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol na figura do seu Presidente, Humberto Nogueira, e à Confederação de Treinadores de Portugal, e ao seu Presidente Pedro Sequeira, como promotores da publicação deste livro.

Acredito que os conhecimentos aqui apresentados ultrapassam a modalidade de basquetebol e poderão ser muito uteis a treinadores de outras modalidades assim como gestores de empresas e recursos humanos.”