O Politécnico de Castelo Branco, numa parceria de organização conjunta com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco e o Instituto Politécnico de Portalegre, está presente na “Semana da inFORMAÇÃO”.

A iniciativa, inédita a nível nacional, decorre de 4 a 8 de abril e é totalmente dedicada aos formandos e formadores do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, tendo como objetivo primordial dar a conhecer as instituições de ensino superior, suas ofertas formativas, condições de ensino e prosseguimento de estudos.

Durante 2 dias, serão dinamizadas sessões de apresentação dos cursos técnicos superiores profissionais e licenciaturas, apoios e bolsas de estudo, gabinetes de apoio aos estudantes, acesso ao ensino superior e prosseguimento de estudos, esclarecendo todas as dúvidas sobre este processo.

A Semana da INformação inclui também uma ação de capacitação para formadores e técnicos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, que incidirá sobre as diferentes vias de acesso ao ensino superior, nomeadamente os cursos de dupla certificação, cursos técnicos superiores profissionais, maiores de 23 anos, e detentores de CET, CTeSP ou licenciatura, numa iniciativa que se pretende muito participada.

Paralelamente às sessões, e durante toda a semana, estará também patente uma exposição de trabalhos dos formandos do IEFP, e dos Politécnicos parceiros da iniciativa.

O presidente do IPCB, António Fernandes esteve presente na sessão de abertura referindo que esta iniciativa, à qual o IPCB aceitou ser parceiro desde o primeiro momento, está alinhada com a missão do Politécnico de Castelo Branco na educação e formação de novos estudantes, na valorização do conhecimento, e na promoção do desenvolvimento económico da região e do país. Manifestando a total disponibilidade da instituição para o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas, e marcação de eventuais visitas às instalações das escolas superiores do IPCB.

Estiveram também presentes, na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; o delegado regional da Delegação Regional do Centro do IEFP, António Alberto Costa; o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, Jorge Diogo e o Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Fernando Rebola.

No final da sessão, ficou patente o agrado de todos e a unanimidade em afirmar a importância de replicar este formato, inédito e inovador, noutras regiões da zona centro.