O Presidente do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, aprovou o despacho orientador para o planeamento do ano letivo 2020/2021 considerando o objetivo de garantir atividades presenciais, de ensino e de avaliação, como dimensão essencial da educação superior e, simultaneamente, adotando procedimentos realistas que promovem a vigilância contínua da evolução da pandemia COVID-19, com atualização regular dos planos de contingência e respetiva monitorização do seu impacto na comunidade académica.
Por outro lado, a aposta centra-se na oportunidade para estimular a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, assim como formas mistas/combinadas de ensino em todos os níveis de ensino superior do IPCB.
As orientações às Escolas Superiores do IPCB seguem as diretrizes recebidas do Gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Direção-Geral da Saúde (DGS), centrando-se especificamente no seguinte: planeamento das atividades em regime presencial; garantia da presença dos docentes nas Escolas e de aulas ministradas nas respetivas instalações; desdobramento em regime a distância de algumas das atividades letivas, por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes nas condições de segurança definidas pela DGS, mas na presença de estudantes em número máximo adequado às condições referidas; promoção da experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem; maximização da utilização das instalações, no tempo e no espaço; promoção da equidade entre estudantes.
O plano para o funcionamento do ano letivo será elaborado por cada Escola e amplamente divulgado a toda a comunidade escolar antes do início do ano letivo, sendo a sua implementação sujeita à evolução da pandemia COVID-19.
O IPCB permanecerá atento a todas as recomendações da DGS e ao evoluir da situação da pandemia, estando todas as informações em constante atualização e para consulta na página do IPCB na Internet.
Por outro lado, a aposta centra-se na oportunidade para estimular a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, assim como formas mistas/combinadas de ensino em todos os níveis de ensino superior do IPCB.
As orientações às Escolas Superiores do IPCB seguem as diretrizes recebidas do Gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Direção-Geral da Saúde (DGS), centrando-se especificamente no seguinte: planeamento das atividades em regime presencial; garantia da presença dos docentes nas Escolas e de aulas ministradas nas respetivas instalações; desdobramento em regime a distância de algumas das atividades letivas, por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes nas condições de segurança definidas pela DGS, mas na presença de estudantes em número máximo adequado às condições referidas; promoção da experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem; maximização da utilização das instalações, no tempo e no espaço; promoção da equidade entre estudantes.
O plano para o funcionamento do ano letivo será elaborado por cada Escola e amplamente divulgado a toda a comunidade escolar antes do início do ano letivo, sendo a sua implementação sujeita à evolução da pandemia COVID-19.
O IPCB permanecerá atento a todas as recomendações da DGS e ao evoluir da situação da pandemia, estando todas as informações em constante atualização e para consulta na página do IPCB na Internet.