O Politécnico de Castelo Branco viu recentemente aprovada a candidatura do projeto de investigação e desenvolvimento 5GAUTO, financiada pelo programa P2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A equipa do IPCB é constituída pelos docentes Paulo Marques, Hugo Marques e João Caldeira.

O projeto 5GAUTO vai contribuir para a transformação digital do setor dos transportes rodoviários em Portugal com vista ao aumento da segurança, disponibilização de serviços inovadores e preparando as infraestruturas de comunicação para a futura condução autónoma. O projeto vai implementar pilotos demonstradores de serviços cooperativos de transporte inteligentes (C-ITS) em meio urbano (Aveiro) e em cenário de autoestrada (A23).

Liderado pela empresa Altice Labs, o 5GAUTO tem como objetivo o desenvolvimento e teste de tecnologia 5G para suporte à condução autónoma. Para além do IPCB, participam no projeto a empresa tecnológica Allbesmart LDA (spin-off do IPCB) e a empresa Globalvia SA, concessionária da autoestrada A23-Beira Interior. O financiamento elegível aprovado para o consórcio é de 620.757 €.

Informações adicionais em http://5gauto.allbesmart.pt.

Partilhe