A 29 e 30 de setembro, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) organiza na sua Escola Superior de Tecnologia o ICOPEV 2022 – International Conference on Production Economics and Project Evaluation, evento cujo objetivo é o de juntar académicos e profissionais de diversos campos de interesse nas áreas da economia da produção, engenharia e gestão da inovação, empreendedorismo, tomada de decisão ou inteligência empresarial.

Depois da passagem por Guimarães em 2011, 2014, 2016 e 2018, onde a organização esteve a cargo da Universidade do Minho (UM), a edição de 2020 da conferência internacional centrada na sustentabilidade, inovação e tecnologia, gestão de projetos ou transferência de conhecimento e tecnologia não se realizou devido à pandemia por COVID-19, decorrendo este ano no IPCB em formato híbrido (presencial e online).

O ICOPEV 2022 tem como oradores principais convidados Joaquim Oliveira Martins (vice-diretor do Centro de Empreededorismo, PMEs, Regiões e Cidades da OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos), José Alves (diretor da Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau), Ana Barros (consultora de inovação sénior na PNO Innovation Portugal), José Tribolet (professor emérito do Instituto Superior Técnico e presidente do INESC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), António J. Batista (gestor de projeto e investigador sénior no INEGI -  Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) e Morten Lund (subdiretor da Escola de Gestão da Universidade de Aalborg, na Dinamarca).

Já as sessões plenárias irão dar destaque à inteligência artificial (Capgemini Engineering) e ao programa doutoral em sistemas de engenharia avançada para a indústria (UM/Agência Nacional de Inovação/Bosh Car Multimedia Portugal/Fundação para a Ciência e a Tecnologia), incluindo uma visita ao Laboratório de Termodinâmica e Aeronáutica do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade.

A submissão de papers foi prolongada, decorrendo até 15 de setembro, data limite também para que os participantes se inscrevam no ICOPEV 2022. As propostas devem centrar-se nas áreas chave do encontro: gestão de projeto, sustentabilidade, inovação e tecnologia, inovação e empreendedorismo, transferência de conhecimento e tecnologia, questões energéticas, gestão de custo, sistemas de suporte de decisão, inteligência empresarial.

Informação adicional e o programa completo podem ser consultados na página oficial do evento, disponível em https://icopev22.ipcb.pt.