“Fogo Controlado” é a primeira microcredenciação da Rede Politécnica A23 a iniciar as atividades letivas no Politécnico de Castelo Branco, permitindo a credenciação de 14 agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) para o planeamento, execução, coordenação, monitorização e avaliação de intervenções com recurso ao uso de fogo controlado.

Destinadas a trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, as microcredenciações são formações breves especializadas que têm como objetivo melhorar as suas competências e produtividade.

O Presidente do IPCB considera que o início deste curso é a concretização de mais uma etapa do projeto “Rede Politécnica A23” e a demonstração do papel altamente relevante que o IPCB tem na melhoria das competências da população ativa e dos futuros profissionais. António Fernandes acrescenta que este projeto inclui também verbas para a aquisição de equipamentos e requalificação de infraestruturas, contribuindo para a continuada melhoria das condições de ensino-aprendizagem que são colocadas à disposição da comunidade académica do IPCB.

A Rede Politécnica A23 é um consórcio liderado pelo Politécnico de Castelo Branco e integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar. O projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, foi aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e procura dar resposta aos dois programas previstos no aviso da candidatura: Programa Impulso Jovem para as áreas STEAM e Programa Impulso Adultos.

Durante o presente ano letivo está ainda previsto o arranque de mais formações, nomeadamente em Fogo de Supressão, Proteção e Segurança em Edifícios, Linguagens Web, Design de Interfaces, Programação, Projeto de Base de Dados e Testes de Software.


Partilhe