Com um aumento de 31%, correspondente a mais 58 estudantes, o Politécnico de Castelo Branco foi a instituição que registou o maior aumento de colocados na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2022, face à mesma fase do CNA 2021, considerando todos os politécnicos e universidades portuguesas. A instituição albicastrense coloca nesta fase 243 estudantes nas suas licenciaturas, quando em 2021 colocou 185 estudantes.

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se muito satisfeito com os resultados obtidos, demonstrativos do crescente prestígio do IPCB no panorama nacional, num ano em que se verifica um aumento de 6% dos colocados em instituições localizadas em regiões com menor densidade demográfica nesta fase do CNA e tendo o IPCB um aumento 5 vezes superior à média. “O CNA representa, neste momento, uma taxa de ocupação de 78% das vagas do IPCB, um dos valores mais altos deste século. Dificilmente a Instituição se recorda de uma taxa tão elevada de preenchimento de vagas através do CNA. Muitas das licenciaturas do IPCB têm as vagas esgotadas e mesmo as licenciaturas sem preenchimento pleno de vagas por via CNA estão totalmente ocupadas através de outros contingentes de ingresso.”

Só nas licenciaturas, o IPCB já conta com 1263 novos estudantes colocados, considerando todos os contingentes de acesso e ingresso no ensino superior (concurso local da Escola Superior de Artes Aplicadas, maiores de 23 anos; titulares de diploma de especialização tecnológica; titulares de diploma de curso técnico superior profissional; titulares de outros cursos superiores; estudante internacional; titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados, mudança de par instituição/ curso e reingresso).

Para além dos estudantes colocados nas licenciaturas, o IPCB conta com cerca de 400 novos estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e nos mestrados, número que tenderá a aumentar com os colocados na 2ª fase de candidaturas, que se encontra a decorrer.