O Politécnico de Castelo Branco conquistou o 2.º lugar nos campeonatos nacionais universitários de basquetebol da FADU - Federação Académica do Desporto Universitário. A fase final da competição decorreu em Leria, na passada semana.

Treinada por João Rocha, docente da Escola Superior de Educação e antigo atleta profissional da modalidade com diversas presenças na seleção nacional, a equipa do IPCB integra alunos de várias escolas da instituição e beneficia de uma parceria com a Associação Basquetebol Albicastrense - ABA, que permite aos estudantes o desenvolvimento de uma carreira desportiva em simultâneo com a vertente académica.

Os Dragões da Beira venceram 3 dos 4 jogos disputados no âmbito do play-out e grupo de acesso à fase final da competição (Universidade dos Acores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Universidade de Coimbra), perdendo o jogo contra a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (AEFMH).

No jogo de acesso à final, a equipa albicastrense venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), perdendo no jogo de atribuição do título frente à AEFMH.

O treinador João Rocha sublinha que, pela primeira vez, o IPCB conquista o segundo lugar no campeonato nacional universitário. “Somos a segunda melhor equipa do ensino superior, entre universidades e politécnicos, na modalidade de basquetebol”. Agradece o apoio do Politécnico de Castelo Branco ao desporto académico e a parceria com a ABA, que permite que os alunos das escolas superiores, “que são atletas, possam fazer esta carreira dual e ter condições para o sucesso tanto na vida académica como na vida desportiva, e que nós possamos levar o nome do IPCB aos quatro cantos deste país. Em todos os pavilhões onde vamos, deixamos a marca do IPCB”. “Esta é uma equipa eclética, com alunos de várias escolas superiores, que treinam de segunda a sexta. Temos cerca de 160 treinos feitos, em que estes alunos trabalharam três horas por dia, desde as oito e meia às onze e meia da noite, e dedicam o seu tempo para evoluir e melhorar. É de louvar este sacrifício para que ninguém desista. Este ano, só a Universidade de Lisboa é que nos ganhou. Para o ano seremos nós.”

Hélio Mendonça, capitão da equipa, dedica a conquista a todas as pessoas do politécnico que os acompanharam ao longo do ano, bem como aos colegas que com ele lutaram pelo primeiro lugar. “Estivemos todos os dias juntos no pavilhão a treinar. Trabalhámos muito, três horas por dia, de segunda a sexta-feira. Nunca desistimos nem baixámos os braços. Para o ano, espero que consigamos estar cá de novo para vencer.”

O Presidente do IPCB mostra-se orgulhoso pelo brilhante desempenho dos atletas do IPCB e do treinador João Rocha, a quem endereça os parabéns. Para António Fernandes, o histórico resultado alcançado é um ótimo exemplo da aposta do IPCB no fomento da prática desportiva junto dos seus estudantes e uma forte motivação para continuar a apostar no desenvolvimento das equipas desportivas da Instituição. Recorde-se que desde 2018 é definido um plafond anual de apoio financeiro às atividades desportivas dos estudantes, apoio esse que tem sido reforçado ao longo do ano assegurando a participação plena nas diferentes modalidades.