Rogério Dionísio, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, e Teodora Lolic, docente da Universidade de Novi Sad, organizaram conjuntamente o Workshop “Data Acquisition and Analytics in Smart Agriculture”, integrado na conferência Experiment@ International (Exp.At’21).

O docente do IPCB demonstrou a aquisição em tempo real de parâmetros ambientais provenientes de várias fontes de informação (sensores LoRa instalados em campo agrícola e servidores de dados meteorológicos), usando diversas metodologias e protocolos de rede (MQTT, APIs), tendo terminado com a apresentação dos dados em dashboard e armazenamento em base de dados. O programa node-RED foi o software utilizado durante a demonstração.

Teodora Lolic demonstrou, através da ferramenta Microsoft Power BI, de que forma é possível extrair informação útil e indicadores de desempenho (KPI – Key performance indicators), a partir dos dados adquiridos.

O workshop decorreu em formato online, e contou a participação de 18 investigadores da Sérvia, Tailândia, Itália, Espanha e Portugal.

Mais informações em: https://expat.org.pt/home