A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a APTIV dinamizaram uma sessão pública de apresentação do projeto "Sistema Robótico para a Indústria de Cablagem", o qual surgiu num desafio lançado pela empresa ao docente Paulo Gonçalves, a fim de desenvolver um robô que melhorasse um processo produtivo, automatizando a inserção de vedantes em cavidades de caixas conectoras.

O trabalho teve início em 2016, na disciplina de Sistemas de Controlo e Robótica da licenciatura em Engenharia Industrial da EST, com o aluno Rodolfo Farinha, onde foi realizado um modelo de simulação. O processo de construção da máquina teve início com o seu projeto final de curso, tendo sido adquiridos novos componentes e utilizados outros, existentes na empresa. Nesta fase foram realizados ajustes mecânicos, e finalizado o sistema de atuação.

Em 2017 foram desenvolvidos o sistema de visão para controlo de qualidade do produto final, a programação das tarefas a realizar pelo robô, e o interface com o utilizador, por parte do aluno Rodrigo Bernardo. No mesmo ano foram desenvolvidos os módulos de comunicação entre os vários sistemas da máquina: autómato programável, microprocessador do sistema de análise de imagem, e computador para controlo da produção. Estas tarefas, a monitorização da máquina e o sistema para colocação das ordens de produção foram realizadas pelo aluno Samuel Santos. A máquina foi posteriormente preparada no laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB.

No decurso do projeto foram realizados três trabalhos finais de curso e vários trabalhos na disciplina de Sistemas de Controlo e Robótica da licenciatura em Engenharia Industrial. Relativamente à aplicação da norma internacional IEEE 1872:2015, foram publicados dois artigos científicos.
O sistema robótico já se encontra em funcionamento na unidade de Castelo Branco da APTIV, tendo permitido aumentar o ritmo de produção ao reduzir a mão de obra necessária e eliminar o erro humano. Com centenas de combinações programáveis, a máquina realiza o seu trabalho de forma automática, após ordem do operador, e pode ainda verificar o trabalho final, através de inspeção visual. Sempre que existe um erro, é realizada nova tarefa para correção do erro. O projeto da máquina e a sua programação foi uma das primeiras no mundo a implementar a norma IEEE1872:2015 para automação e robótica.

Na sessão pública da apresentação do projeto estiveram presentes o presidente do IPCB, o diretor da EST e o responsável de manutenção e melhoria contínua da APTIV, bem como alunos, docentes e não docentes com interesse na robótica e áreas afins. Foi também visionado um pequeno vídeo do sistema robótico em pleno funcionamento para melhor se perceber a dinâmica de um projeto que poderá vir a ser replicado noutras unidades da multinacional norte-americana que produz componentes elétricos para a indústria automóvel.