O Conselho Geral do Politécnico de Castelo Branco, em reunião realizada no dia 8 de julho, deliberou que “o IPCB deverá proceder a uma reestruturação organizacional preconizada na proposta de reestruturação apresentada pelo Presidente do IPCB, e discutida no Conselho Geral, correspondente ao Cenário A, que visa a constituição de 9 departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em 4 novas Unidades Orgânicas”. A proposta colocada a votação mereceu o voto favorável de 18 dos 25 conselheiros que compõem o órgão garantindo a obrigatoriedade de obtenção da concordância de 2/3 dos conselheiros.

António Fernandes, Presidente do IPCB, congratula-se com a aprovação da proposta e recorda que o tema da reestruturação organizacional foi abordado com detalhe no seu Programa de Ação submetido aquando da sua candidatura a Presidente do IPCB. Adianta ainda que no Plano Estratégico do IPCB para o quadriénio 2019 – 2022 (mandato do Presidente), aprovado sem votos contra em reunião do Conselho Geral realizada no dia 8 de janeiro de 2019, consta, como linha de orientação estratégica, a reestruturação organizacional da Instituição.

O Presidente do IPCB adianta ainda que a votação reflete uma indiscutível vontade de mudança, de definição estratégica e de capacitação do IPCB para o futuro, reforçando a sua afirmação no panorama regional, nacional e internacional. Por outro lado, é um sinal claro da vontade do IPCB fazer o seu próprio caminho, definindo e defendendo a sua estratégia. Recorda ainda que o Conselho Geral integra conselheiros eleitos pelos membros da comunidade académica que representam (professores e investigadores; funcionários não docentes; estudantes) e conselheiros cooptados propostos pelos membros eleitos.

As 4 novas escolas terão, genericamente, as seguintes valências: Educação e Artes Aplicadas; Saúde e Desporto; Tecnologia e Ciências Agrárias; Informática e Gestão. A próxima fase prende-se com a elaboração dos novos Estatutos do IPCB.