O projeto “SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de Operação e Manutenção de Máquinas Florestais” foi recentemente aprovado pela Agência Nacional de Inovação, refletindo mais um passo em frente na missão do Politécnico de Castelo Branco na cooperação com a indústria regional e com os principais players de desenvolvimento tecnológico.

Trata-se de um projeto alinhado com a digitalização da indústria, permitindo à CUTPLANT SOLUTIONS S.A., detentora da marca VICORT e líder do projeto, incorporar nos seus produtos tecnologias inovadoras de grande valor acrescentado. Fazem parte do consórcio, além do IPCB, o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto foca-se na conceção e desenvolvimento de soluções integradas de eletrónica e automação para construção de Digital Twins e integração com módulos de simulação através de tecnologias de realidade virtual e aumentada, tem uma duração de 31 meses e conta com um investimento de 1 608 929,56€. A equipa do IPCB envolvida no seu desenvolvimento é constituída pelos docentes e investigadores Pedro Torres, Luís Farinha e Rogério Dionísio.