Em resposta à pandemia por SARS-CoV-2/COVID-19 e numa aposta focada na responsabilidade social da instituição, o Politécnico de Castelo Branco disponibiliza, a toda a comunidade um conjunto de cursos breves de acesso gratuito na Internet.

A iniciativa resulta da articulação entre serviços do IPCB, Serviços Académicos, CEDER – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional, e Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem. A lecionação dos cursos de curta duração conta com a disponibilidade de Docentes e Técnicos Superiores do Politécnico de Castelo Branco.

Trata-se de permitir que, num contexto menos formal, qualquer cidadão possa aprender à distância e ao próprio ritmo, sem restrições ou pré-requisitos, abrindo-se a porta a conteúdos pedagógicos em distintas áreas como a fiscalidade, o empreendedorismo, o marketing, a informática, o risco profissional, a saúde, o design, o audiovisual, o direito ou a agricultura.

Escolhida a formação em http://cursos-breves.ipcb.pt, página cuja oferta se encontra em atualização permanente, os interessados terão apenas de se inscrever, registando-se de antemão na plataforma Moodle ou utilizando as credenciais próprias, caso se trate de um aluno ou colaborador do politécnico.

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se muito satisfeito com a iniciativa e refere que apesar da distância física, sente-se um enorme espirito de ajuda e colaboração entre docentes e funcionários não docentes, sem exceção. A comunidade IPCB encontra-se determinada e comprometida com todo o processo de adaptação digital em que a Instituição se encontra. Simultaneamente, existe ainda disponibilidade para promover a formação e atenuar o isolamento social da comunidade externa, o que é, de facto, notável.