O auditório da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Politécnico de Castelo Branco acolheu a 5 de dezembro o lançamento do I.C.E BREAK – Programa de Inovação, Criatividade e Capacitação para o Empreendedorismo. No seminário, moderado pela Associação Nacional de Jovens Empresários, foram divulgadas as linhas orientadoras do projeto que visa reforçar as competências dos estudantes do IPCB, num estímulo ao dinamismo, espírito de iniciativa, capacidade de inovação e predisposição para o risco.

O alinhamento incluiu a apresentação dos oito projetos de cocriação enquadrados nesta quarta ação do Link Me Up: “Reading in(to) the Future”, “The Next Level in Keys”, “The Next Level in Augmented Reality!”, “New Rurals: Social innovation and inclusion in low-density rural areas”, “Human expression in the digital domain – Interfacing the physical and the digital worlds”, “In-Heritage. Tools to communicate the past in the 21stcentury”, “Hotel industry success through Storytelling” e “Decoding the audio-visual language”.

Já o painel motivacional procurou cativar os participantes através dos testemunhos de outros jovens empresários. A psicóloga Susana Sérgio demonstrou como “ser empreendedor é uma atitude de superação de desafios”. Seguiram-se as intervenções de Nuno Silva, diretor geral da Comunilog Consulting e antigo aluno do IPCB, bem como de Sofia Dias, que deu a conhecer a evolução do projeto “Desinfast”, vencedor do segundo prémio na edição regional deste ano do Concurso Poliempreende.

O programa I.C.E BREAK termina em março de 2023, contemplando sessões com os cinco grupos de alunos, num total de 75 horas de formação a cargo de vários mentores e consultores. A primeira é dedicada ao diagnóstico das necessidades dos estudantes e ao envolvimento destes em projetos associativos num contexto empresarial. No módulo seguinte serão exploradas as ferramentas digitais que permitem identificar e resolver problemáticas através de uma ideia de negócio/projeto, e resolvidos exercícios com base nos conteúdos lecionados. A terceira centra-se na elaboração do plano de negócios, nos recursos necessários à resolução das problemáticas identificadas e nos programas de apoio, abrangendo a elaboração do one page teaser e de pitch baseado no business process management. Para a quarta, focada na propriedade industrial e na comercialização, está prevista a apresentação das ideias de negócio.

À semelhança do ciclo de workshops “Click Me Up: Dinamização de Ecossistemas de Empreendedorismo”, o I.C.E BREAK decorre no âmbito do Link Me Up – 1000 ideias, projeto que agrega instituições de ensino superior politécnico e do ensino profissional com o objetivo de fortalecer a colaboração entre academia e empresas através de projetos inovadores que envolvam equipas de estudantes, professores e organizações na resolução conjunta de desafios ou problemas reais.