O Politécnico de Castelo Branco apresentou o Plano de Igualdade de Género (Gender Equality Plan – GEP) da instituição, a 17 de janeiro no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
A apresentação contou com a presença de representantes institucionais locais, dos membros da comunidade académica, da comissão de ética do IPCB, e da comissão de acompanhamento e implementação do GEP.
O estudo efetuado para a implementação do GEP permitiu identificar analiticamente as diferenças na predominância de género na generalidade da comunidade académica do IPCB, no que refere especificamente ao número de colaboradores/as docentes, não docentes, e estudantes, à predominância nos cargos de tomada de decisão, investigação, progressão e ingresso na carreira, predominância de estudantes de determinados géneros, em áreas específicas de ensino, entre outros aspetos.
O plano, estruturado em 3 partes, contempla a caracterização da instituição, a análise de dados desagregados por género biológico, e a definição de objetivos e metas. Foram definidos 8 objetivos, concretizados através de 17 ações, estando já previstas algumas atividades para breve.

O Plano de Igualdade de Género do IPCB tem por objetivo a implementação e operacionalização, de um conjunto de compromissos e ações de promoção da igualdade de género na instituição, através de um processo de mudança estrutural.
Foi desenvolvido de acordo com a política, missão, história e contexto da organização, e considerando toda a comunidade académica, a garantia interna da qualidade, e as medidas de gestão para o ensino e investigação, e contempla o equilíbrio entre a vida pessoal/profissional e a cultura organizacional; o equilíbrio de género na liderança e tomada de decisão; o equilíbrio de género no recrutamento e progressão na carreira; a integração da dimensão do ‘género’ na investigação e ensino, e medidas contra a violência baseada no género, discriminação ou assédio sexual.

O documento está disponível para consulta aqui.