O Politécnico de Castelo Branco tem vindo a apostar na valorização da carreira dos docentes da instituição, tendo recentemente chegado ao fim dois concursos documentais internos de promoção para o provimento de dois lugares na categoria de professor coordenador e um lugar na categoria de professor coordenador principal, a mais alta na carreira de docente de ensino superior politécnico.

Na Escola Superior de Educação, a docente Fátima Paixão é a primeira docente do IPCB a aceder à categoria de professor coordenador principal, na área disciplinar de Educação – Formação de professores e educadores. Já na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, os docentes Francisco Rodrigues e Nuno Cordeiro foram promovidos à categoria de professor coordenador, nas áreas disciplinares de Ciências Biomédicas Laboratoriais e de Fisioterapia, respetivamente.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, refere que que a abertura destes concursos de promoção ao abrigo do artigo 76º do Decreto-Lei nº 84/2019, de 28 de junho, vai ao encontro da estratégia institucional de assegurar a estabilidade do corpo docente do IPCB, onde se destaca o mérito - princípio estruturante de todos os procedimentos concursais para o provimento e promoção de trabalhadores da Administração Pública - resultante da escolha entre vários candidatos, e o princípio da igualdade de oportunidade de acesso. António Fernandes adianta ainda que a distribuição das vagas para os concursos de promoção teve em consideração a atual atratividade de cada área no contexto da captação de estudantes e também a atual necessidade de contratar docentes além-quadro. Por outro lado, salienta que em determinadas áreas não existiam professores coordenadores principais ou existiam em número absolutamente residual face ao número total de docentes de carreira afetos àquelas áreas. O Presidente do IPCB felicitou os docentes promovidos e sublinha a importância de a Instituição passar a ter um professor coordenador principal, a professora Fátima Paixão.

O IPCB tem ainda a decorrer mais 5 concursos documentais internos de promoção para a categoria de Professor Coordenador, nas áreas disciplinares de Audiovisuais e Produção dos Media, Ciências Informáticas, Design e Áreas Afins, Motricidade Humana/ Ciências do Desporto e ainda Música e Artes do Espetáculo, devendo os processos estar concluídos em breve.