O Instituto Politécnico de Castelo Branco foi a entidade anfitriã da reunião de seguimento, com todos os parceiros, do Projeto EuroAGE - Iniciativas inovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE (www.euroage.eu). O encontro teve lugar no Laboratório de Robótica do IPCB, onde a equipa coordenada por Paulo J. Sequeira Gonçalves recebeu todos os representantes das entidades parceiras: Centro de Cirurgía de Mínima Invasión Jesús Usón de Cáceres, o Politécnico da Guarda, o ISR da Universidade de Coimbra, o Cluster Sociosanitario de Extremadura-Cáceres e o ROBOLAB da Universidade de Extremadura.
O projeto EuroAGE (Iniciativas inovadoras para a promoção do envelhecimento ativo na Região EUROACE) tem como objetivo promover o envelhecimento ativo através da atividade física, cognitiva e emocional com o intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a esperança de vida saudável, tendo por base o conhecimento científico e técnico de ambos os países.
Na reunião, foram apresentados os progressos em cada uma das atividades previstas no Projeto: Atividade 1: Metodologias e sistemas para a promoção da saúde e bem-estar físico e cognitivo, Atividade 2: Robótica Social como Tecnologia Assistiva em SmartHomes e Atividade 3: Rede de I + D + I para o desenvolvimento de tecnologia no cuidado e qualidade de vida.
No decorrer da reunião foram ainda apresentadas as próximas ações a ser implementadas por cada uma das entidades parceiras. Concluiu-se a reunião com uma visita ao Laboratório de Robótica, onde se realizaram interações com os protótipos em desenvolvimento para promoção da atividade socio-cognitiva do idoso, que envolvem robôs no “living lab/ smart home”, um sistema com sensores e atuadores, em desenvolvimento, para monitorizar e promover o bem-estar do idoso.
A curto prazo, a equipa do IPCB seguirá os testes piloto do sistema de promoção da atividade socio-cognitiva junto de comunidades de idosos da região.
O projeto EuroAGE é cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.