Mais de uma centena de inscritos marcaram presença na Conferência Internacional sobre Economia da Produção e Avaliação de Projectos – ICOPEV, um evento organizado pelo IPCB que reuniu individualidades de diversas áreas para discutir a inovação territorial e a criação de redes colaborativas.
Num contexto da ligação entre a academia e a indústria, a ICOPEV contou com a realização de diferentes mesas redondas que deram a conhecer alguns exemplos de boas práticas em matéria de projetos colaborativos entre instituições de ensino superior nacionais e internacionais, empresas e outras entidades não empresariais do sistema de I&I (ENESII).
Organizada pelo Politécnico de Castelo Branco, em parceria com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a conferência teve por objetivo impulsionar a inovação regional dos ecossistemas de inovação, através não só de uma forte interação entre o meio académico e a indústria nos domínios da I&D e Inovação, como também pela criação e dinamização de redes.
O evento incluiu, no plano académico, a realização de um conjunto de sessões paralelas de apresentação de trabalhos científicos, em áreas afins à inovação, tecnologia e empreendedorismo, business inteligence, gestão de projetos, transferência de conhecimento e tecnologia, eficiência energética, sustentabilidade e sistemas de apoio à decisão.
Neste domínio, destaca-se a mesa redonda de partilha de boas práticas colaborativas entre a indústria e a academia, moderada pelo Doutor António Bob dos Santos, vogal do conselho de administração da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a participação de Eduardo Bacelar Pinto, membro do Conselho Executivo da Agência Nacional da Inovação, e anteriormente Gestor de Parcerias do Projeto BOSCH com a Universidade do Minho, abrangente a programas doutorais em empresas.  Nesta mesa participaram ainda as docentes Gabriela Fernandes da Universidade de Coimbra; Paula Ferreira, diretora do programa de doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial e Maria do Sameiro Carvalho, diretora associada do Centro de Investigação ALGORITMI, ambas da Universidade do Minho, e João Gonçalves, diplomado no âmbito do programa doutoral.
A conferência internacional contou também com a intervenção de palestrantes de renome, como Joaquim Oliveira Martins, conselheiro especial da Comissária da UE para a Coesão e a Reforma, proferindo a comunicação “Repensar a competitividade territorial”.
O primeiro dia da conferência contou ainda com a presença do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), representado por Helena Gouveia, gestora de programas de I&D, docente de pós-graduações no ISQ Academy e avaliadora de projetos europeus, e por Frazão Guerreiro, Diretor da Estratégia e Projetos Especiais no ISQ. No final da apresentação do ISQ, os participantes na conferência tiveram ainda a oportunidade de visitar as instalações do ISQ/LABET - Laboratório de ensaios Termodinâmicos, em Castelo Branco.
No segundo dia de trabalhos, o evento contou com a intervenção de José Alves, Reitor da Faculdade de Negócios da Cidade de Macau; José Tribolet, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico e Presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e Morten Lund, Vice-diretor da Escola de Negócios da Universidade de Aalborg na Dinamarca.
Visando o reforço de redes colaborativas e partilha de boas práticas ao nível da gestão de projetos entre a indústria e a academia, Ana Barros da PNO Innovation Portugal e António Batista do INEGI, enriqueceram o evento através da partilha de conhecimento e abertura de portas de cooperação.
A edição de 2022 da ICOPEV - International Conference on Production Economics and Project Evaluation, contou com o testemunho de Isabel Ferreira, Secretária de Estado para o Desenvolvimento Regional na sessão de encerramento.