O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu Centro de Ciência, Tradição e Cultura acaba de assinar um protocolo de cooperação com a Comissão Nacional da UNESCO, referente à criação de um Clube UNESCO.
O trabalho relevante que tem vindo a ser desenvolvido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB, foi reconhecido pela Comissão Nacional da UNESCO que considerou que este trabalho se enquadra nos princípios e na filosofia dos Clubes UNESCO, grupos que acreditam e apoiam a organização na sua missão, promovendo os seus ideais e os seus programas.
O protocolo, agora assinado, tem por objetivo contribuir para a salvaguarda da memória coletiva através da preservação das tradições e da cultura portuguesas e tem por base três objetivos que apesar de distintos, se interligam: Pesquisar aspetos relacionados com as nossas tradições e a nossa cultura, recorrendo a uma grande diversidade de fontes, Construir materiais e recursos didáticos que permitam levar as pessoas a conhecer, estudar e valorizar a cultura e as tradições portuguesas e Divulgar os materiais, recursos e conhecimentos em novos contextos para maior difusão e valorização das nossas tradições e da nossa cultura.
António Fernandes, Presidente do IPCB salientou a sua satisfação e a importância para a Instituição na assinatura deste protocolo “Consideramos que a criação deste Clube promoverá a visibilidade merecida ao notável trabalho que tem sido desenvolvido no Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB (...) A presença das Instituições de Ensino Superior nas regiões é, por si, um determinante positivo do seu desenvolvimento cultural. Desejamos que o IPCB seja uma referência incontornável, rigorosa, interventiva no desenvolvimento da região, promovendo o conhecimento, a ciência, a cultura e valorizando a tradição. Este Clube UNESCO certamente que terá um papel determinante neste anseio institucional.”
No final da cerimónia, teve lugar uma visita as instalações do Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB que, após a assinatura deste protocolo, adotou a denominação “Clube UNESCO – Ciência, Tradição e Cultura”.
Estiveram presentes na assinatura do protocolo, António Fernandes, Presidente do IPCB; Embaixador Jorge Lobo de Mesquita, Presidente substituto da Comissão Nacional da UNESCO; Luis Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e as docentes Margarida Afonso e Helena Tomás, responsáveis pelo Clube UNESCO - Ciência Tradição e Cultura do IPCB.