Ciências Forenses: Do local do crime ao laboratório é o tema do II Congresso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, que decorre de 13 a 15 de março nas instalações da escola e no auditório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB.

A iniciativa conta com a presença de personalidades com elevada relevância nesta área do saber, desde técnicos do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, médicos e académicos, e tem como objetivo mostrar como os técnicos de ciências biomédicas laboratoriais podem atuar nesta área. Está prevista a realização de palestras e workshops que abordam várias temáticas, como a biologia forense, a análise do local do crime, a balística e a toxicologia.

A partilha e divulgação de ciência é outro dos objetivos deste congresso, estando prevista a introdução de um suplemento na revista HIGEIA – Revista Científica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, onde serão publicados os resumos dos trabalhos científicos apresentados.

Promovido pela licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, o congresso é dirigido a estudantes e profissionais desta área, ou aqueles que nela se interessam.