9.30: Abertura
  • Presidente IP Castelo Branco
  • Presidente do CCISP
  • Presidente da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas – APEPA
  • Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco
10.00 O Ensino Agrário: Lógicas Institucionais
  • Estratégia nacional de desenvolvimento rural e as necessidades de formação qualificada – Ministério da Agricultura (20 min)
  • Estratégia nacional para a formação profissional no ensino secundário - Secretário de Estado da Educação, João Costa (20 min)
  • Estratégia nacional para o ensino e formação profissional no domínio agrário - Presidente do conselho diretivo da ANQEP - Gonçalo Xufre Silva (20 min)
  • O ensino superior agrário em Portugal: desafios e oportunidades – Professor do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira (20 min)
11.30 Mesa Redonda – Ensino Agrário: Desafios e Perspetivas
13.00 Almoço
14.30 Mesa Redonda - Necessidades e Perspetivas do Mercado de Trabalho para os Técnicos do Setor Agrário
  • Clube de Produtores Sonae - Presidente do Clube de Produtores Sonae, Ondina Afonso
  • Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) – Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa
  • Altri - CEO da Altri, Carlos Coelho
  • Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal - Líder da ERT Centro, Pedro Machado
16.30. Principais conclusões do I FNEA
  • Relatores do Fórum