Os finalistas da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB desenvolveram um conjunto de projetos que têm como objetivo encontrar soluções para a prestação de cuidados de fisioterapia adaptados à atual situação de pandemia da COVID-19, garantindo o necessário distanciamento social.
O encerramento ou acesso condicionado a serviços de saúde privados e públicos, associado à suspensão da procura de cuidados de saúde de alguns utentes por receio de contágio, podem criar situações de agravamento dos problemas de saúde. Estas condicionantes levaram à procura de soluções alternativas ao modelo habitual de prestação de cuidados de fisioterapia, que normalmente exigem grande proximidade e contacto físico entre profissionais e utentes.
Este desafio levou os alunos de fisioterapia a criar soluções baseadas em ferramentas digitais, no âmbito de um módulo de estágio de projeto que realizam no último semestre do curso. Entre os projetos desenvolvidos destacam-se os seguintes:

Quebra a Tua Rotina – 6 minutos contra o sedentarismo, tem como público alvo estudantes do ensino superior a nível nacional que na sua maioria, nesta fase de final de ano letivo, passa muito tempo a realizar atividades sedentárias. O objetivo do projeto é implementar um programa de exercícios, de maneira a diminuir os comportamentos sedentários destes jovens.
A intervenção consiste na implementação de um programa de exercícios de alta intensidade, mais focados nos membros inferiores, e um conjunto de alongamentos. Estes programas de exercícios e alongamentos serão disponibilizados em vídeo.
Os interessados em participar podem contatar a equipa do IPCB através do e-mail  break.ur.routine20@gmail.com  e responder a um questionário disponível em https://forms.gle/XivNwdAg9tDR61Uy5.

LowBackPhysio tem como público-alvo trabalhadores com idade igual ou superior a 18 anos e que apresentam dor lombar não específica. Tem como principal objetivo responder às necessidades destes trabalhadores, avaliando os resultados de uma intervenção em fisioterapia à distância.
Está a ser divulgado um questionário nas redes sociais que permite avaliar os possíveis interessados. Após esta avaliação é criado um grupo fechado na rede social Facebook, onde os participantes têm acesso a um programa de 4 semanas, 3 vezes por semana, tendo cada sessão uma duração de 20 minutos.
Para aceder ao programa, os interessados podem preencher o questionário disponível em https://forms.gle/eBunTExiuqi6wnto9, ou esclarecer dúvidas através do e-mail projetodorlombar20@gmail.com.

Physio4Home é uma solução para manter o seu regime de atividade, através do exercício em casa, destinada a pessoas diagnosticadas com Osteopenia/Osteoporose, com Patologia Respiratória ou com Dor Lombar Crónica. O Physio4Home é um projeto em plataforma digital (Facebook), de acesso gratuito.
Os interessados deverão preencher um questionário de triagem e, caso seja verificado que a sua situação se adequa aos objetivos do projeto, os participantes serão direcionados para o grupo mais adequado à sua condição, onde serão lançados vídeos de exercícios específicos.
Podem aceder a este projeto em https://www.facebook.com/physio4home.

Gestão e Reabilitação do Utente com Dor Crónica em Isolamento Social é um projeto que tem por objetivo acompanhar utentes com dor crónica, uma das condições de saúde com maior incidência e prevalência a nível mundial.
Prevê a realização de várias sessões de acompanhamento via videoconferência (tele-reabilitação), onde o principal foco será ajudar o utente a desenvolver estratégias para lidar com a sua situação.
A participação é aberta a todas as pessoas que têm dor há mais de 3 meses. Informações adicionais podem ser consultados na página do projeto na internet, em https://dorcronicameesald.wixsite.com/meusite/projeto.

Fisioterapia na Saúde Ocupacional é um projeto de ginástica laboral on-line destinado a empresas ou trabalhadores por conta própria. O objetivo é prevenir e reduzir o impacto das lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho e as lesões por esforços repetidos.
O projeto tem por base um programa de 4 semanas com exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento muscular, fornecidos através de plataformas digitais/ vídeos com uma duração de 5 minutos, focados nas condições de saúde recolhidas num questionário.
O acesso ao questionário pode ser solicitado através do e-mail: andremcp18@gmail.com.

Os estudantes da ESALD desenvolveram ainda mais dois projetos, que já tem as vagas preenchidas. O primeiro consistiu num programa de tele-reabilitação em utentes com Fibromialgia. Este programa de intervenção é realizado em grupos de três utentes, durante cinco semanas, sendo realizadas duas sessões de educação, para dar resposta a dúvidas colocadas, e oito sessões de exercício, com o objetivo de aumentar os níveis de atividade física, induzir analgesia e melhorar a qualidade de vida destes utentes. O segundo programa, destinado a acompanhar jovens mães no período do pós-parto, consiste de sessões de fisioterapia cujos objetivos incluem o aumento da funcionalidade, a melhoria da qualidade de vida e a prevenção/ tratamento de disfunções decorrentes da gravidez.