As alunas do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolveram os projetos “Uma heroína chamada Malala” e “Malala, a menina que queria ir à escola” junto das turmas do 4º ano de escolaridade do Centro Social Padres Redentoristas.

Os projetos foram realizados no âmbito da unidade curricular de Didática das Expressões Artísticas e Motricidade e incluíram a apresentação em Teatro de Papel da adaptação dramática da história “Malala, a menina que queria ir à escola”, da jornalista Adriana Carranca. Partindo desta teatralização, os alunos apreciaram a peça e revelaram os temas que gostariam de aprofundar, daqui surgindo um projeto específico em cada turma do 4.º ano. No final, uma das turmas criou um livro com o que pesquisou, tendo-o apresentado em diferentes formas expressivas a uma turma do 3.º ano. A outra turma preparou um conjunto de jogos para explorar com os colegas do 3º ano, após lhes terem comunicado as suas pesquisas.

A iniciativa teve coordenação das docentes da ESECB Helena Francisco, Madalena Leitão e Paula Peres e o apoio da coordenadora do 1º Ciclo, da responsável pela biblioteca da escola e o acompanhamento das professoras das turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade do Centro Social Padres Redentoristas.

Também no âmbito das expressões artísticas, os estudantes da licenciatura em Educação Básica, realizaram uma planificação didática que foi desenvolvida com as crianças do Jardim de Infância da Quinta das Violetas, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

A iniciativa foi realizada no âmbito da unidade curricular de Didática das Expressões Plástica, Dramática e Musical e retoma o seu caminho habitual após interrupção devido à pandemia por COVID-19, reforçando a importância para os alunos da ESECB desta implementação prática. O acompanhamento da atividade foi assegurado pelas docentes da ESECB Helena Francisco, Madalena Leitão e Paula Peres, com o acompanhamento das educadoras do Jardim de Infância Quinta das Violetas.