O projeto Formar & Cuidar, apresentado por Ana Rita Nunes, Beatriz Gonçalves, Eduarda Morais, Mafalda Ferreira, Mariana Miguel e Sara Candeias, alunas da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes do IPCB, conquistou o 1.º prémio do Concurso de Ideias de Projetos de Inovação Social, promovido pela I-Danha - Incubadora de Inovação Social.
 
O “Formar & Cuidar” é um programa de capacitação dirigido a Auxiliares de Ação Direta que prestam cuidados e tem como objetivo primordial transmitir-lhes conhecimentos sobre como realizar de forma segura, tanto para eles como para os utentes, as transferências, os posicionamentos e o auxílio na deambulação com e sem auxiliares de marcha.
 
A iniciativa assume maior importância tendo em conta a época exigente pela qual estes profissionais passaram e poderão ainda estar a passar, como consequência pandemia mundial por COVID-19.
 
O projeto pretende decorrer integralmente via online numa plataforma digital, sendo disponibilizados semanalmente conteúdos informativos e educativos, na forma de vídeos e imagens. Será ainda disponibilizada uma hora semanal para esclarecimento de dúvidas dos participantes, por meio digital e em tempo real.
 
Apresentaram-se a este concurso 8 projetos, que foram avaliados por um painel de especialistas que incluiu docentes do Politécnico de Castelo Branco e da Unidade de Investigação do IPCB, Age.Comm (Pedro Carvalho, Carlos Sampaio, Marco Domingues e Maria João Guardado Moreira) e da Universidade da Beira Interior (Anabela Dinis).
 
O Concurso de Ideias de Projetos de Inovação Social é financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e EU – Fundo Social Europeu.

Partilhe