O consórcio do projeto P2020 5GAUTO, que integra o IPCB, a Altice Labs, a Globalvia e a Allbesmart, reuniu nas instalações da Globalvia, concessionária da autoestrada A23 Beira Interior, com o objetivo de detalhar os casos de uso da tecnologia 5G a ser testados naquela via. O IPCB esteve representado pelos docentes Paulo Marques e João Caldeira, da Escola Superior de Tecnologia. 

Para além duma visita ao centro de controlo e comando da A23, situado na Lardosa, a empresa Allbesmart, spin-off tecnológica do IPCB, fez uma demonstração da sua rede de testes 5G, capaz de garantir uma latência na comunicação de apenas 5 milissegundos. 

O projeto de investigação P2020 5GAUTO visa contribuir para a transformação digital do setor dos transportes rodoviários em Portugal, com vista ao aumento da segurança, disponibilização de serviços inovadores e preparando as infraestruturas de comunicação para a futura condução autónoma. A autoestrada A23 constitui-se neste âmbito como um laboratório de testes de tecnologia 5G para suporte à condução autónoma.

Partilhe