Paulo Marques, docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESTCB), foi um dos especialistas europeus que rumou até à cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul para, junto com peritos daquele país, debater a implementação das redes móveis 5G no Brasil e dar a conhecer a experiência adquirida pelo velho continente nesta área.

Por seu turno, na reunião que decorreu entre 8 e 10 de maio marcaram presença trinta representantes de várias universidades federais, de centros de investigação na área das telecomunicações e o regulador das telecomunicações ANATEL.

A intervenção do docente da ESTCB centrou-se nos aspetos técnicos relacionados com uso da banda de frequências rádio dos 3.5GHz. O maior desafio à implementação do 5G em território brasileiro é  a cobertura das áreas rurais, com pouca densidade populacional e onde deverá ser bastante reduzido o retorno do investimento a ser feito pelos operadores de telecomunicações. Uma solução possível passa pelo recurso a ligações satélite, de modo a que esta tecnologia chegue também às regiões mais remotas do Brasil.

Partilhe