O novo mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretende responder a necessidades do sistema público de ensino, dado resposta às expectativas dos estudantes, em particular do interior do país onde até agora não existia esta oferta formativa.
A oferta decorre da iniciativa da ESECB-IPCB, e é sustentada pelos resultados do “Estudo de Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2021 a 2030” editado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que aponta o crescimento acentuado das necessidades de recrutamento de docentes até 2030/31, realçando o insuficiente número anual de diplomados de mestrados em formação de docentes para suprir essas carências. Tendo como referência o número de docentes em 2018/19, o estudo identifica os dois primeiros ciclos do ensino básico como os níveis de ensino em que, em termos relativos, as carências serão mais marcantes, prevendo-se que em 2030/31 sejam necessários 6926 novos docentes para o 1.º ciclo e 5655 docentes para o 2.º ciclo e, neste último, o grupo de recrutamento 230 - Ensino de Matemática e Ciências Naturais – é o que apresenta a maior necessidade de recrutamento.
O mestrado prevê entrada em funcionamento no ano letivo 2022/23, no seguimento da sua acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e pelo período máximo de tempo possível ( 6 anos), tendo a A3ES reconhecido o mesmo como “um projeto de formação credível e consistente, assegurado por um corpo docente qualificado e bem enquadrado no projeto e missão da instituição” e ancorado na experiência de mais de 30 anos da Escola Superior de Educação na formação de professores qualificados, e dinamizadores de contextos educativos de qualidade. Apresenta como objetivos: promover uma sólida formação científica, didática e pedagógica que habilite os graduados para a implementação de práticas inovadoras e reflexivas em contextos e ambientes diversificados; e formar profissionais capazes de lidar com os desafios colocados à escola e ao professor, decorrentes das transformações sociais, científicas e tecnológicas que caracterizam as sociedades contemporâneas.
Podem candidatar-se a este mestrado profissionalizante os titulares de uma licenciatura em Educação Básica. O curso dará continuidade, complementa e aprofunda a formação de base adquirida na licenciatura, formando professores com um perfil integrado para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e especializados em ensino de Ciências Naturais e de Matemática, para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.