A Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco recebeu o 27.º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis - RTCM. A organização esteve a cargo de Rogério Dionísio, docente da ESTCB - IPCB, de Rodolfo Oliveira docente da Universidade Nova de Lisboa e de Rui Lopes Campos docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A RTCM tem como objetivos promover a troca de conhecimentos e experiências entre os seus investigadores, promover a cooperação efetiva entre os seus membros, e construir visões partilhadas de desenvolvimento nacional estratégico.

Para além da apresentação de artigos científicos, posters e demonstradores, a organização convidou três empresas de base tecnológica, fundadas em Castelo Branco, para uma partilha da sua visão empresarial e experiência no desenvolvimento e implementação de soluções de comunicação e monitorização sem fios.

Os representantes da Allbesmart, Evox Technologies e Inspiring Sci, descreveram os aspetos técnicos de algumas soluções, das quais se destacam a gestão centralizada de recolha de resíduos, a monitorização em tempo real de piscinas ou o planeamento e instalação de redes WiFi em ambiente urbano.

O evento contou com a presença de cerca de 50 participantes, entre investigadores, professores, alunos e empresários.