A Escola Superior de Tecnologia do IPCB dinamizou 3 estágios para ocupação de jovens nas férias no âmbito da iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Criar Futuro 2021, no âmbito das atividades da Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial.

O estágio “Descobrir o Nicola Tesla e as suas Invenções”, dinamizado pelo docente Rogério Dionísio, teve como mote o inventor Nicola Tesla e pretendeu desmistificar algumas das suas descobertas tecnológicas junto dos jovens do 9.º ano de escolaridade. As atividades laboratoriais desenvolveram-se em torno de três temas: “O eletromagnetismo desmistificado!”, “As ondas eletromagnéticas em ação!” e “A luz como meio de comunicação!”.

O docente Pedro Torres dinamizou o estágio “Construção e Controlo de Drones”, com o intuito de cativar os mais jovens para as áreas da engenharia, ensinando-o a construir um drone de raiz e colocá-lo a voar. O estágio contou com a presença de alunos do 9.º ano de escolaridade, que durante a semana aprenderam alguns conceitos de eletrónica, aeronáutica, segurança aeronáutica e pilotagem. Este estágio contou também com um contributo muito importante por parte da empresa NexUAV Drone Solutions, que dedicou uma tarde e uma manhã para falar drones, apresentar projetos em curso e fazer demonstrações de voo.

O estágio “Vamos Construir um Sistema Inteligente: Aplicação com Microcontrolador” foi dinamizado pelo docente José Vieira, com o intuito de cativar alunos do 9.º ao 12.º ano para as áreas da engenharia e das tecnologias. Os participantes foram integrados nas atividades de investigação e desenvolvimento do laboratório de Sistemas Eletrónicos, onde foram formados grupos que desenvolveram aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores. Como projeto final, os participantes implementaram e controlaram de um órgão digital e uma lâmpada de LEDs (Light Emition Diodes) a cores RGB (Red Green Blue), com e seu próprio iPhone.

O feedback por parte dos alunos envolvidos foi bastante positivo e encorajador para continuar a desenvolver atividades de divulgação e de incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia e tecnologia, convictos de que é uma área de futuro.