O Grupo de Teatro da Escola Superior de Educação do IPCB, formado com alunos do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, teve a sua estreia com o teatro “Hoje há Fábulas”, apresentado à turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica da Boa Esperança, tendo sido muito bem acolhido pelos alunos, professoras e Diretora da Escola.
Constituído por um conjunto de Fábulas, este teatro foi orientado pela Professora Madalena Leitão e coadjuvado pelas docentes Paula Peres, na orientação plástica, e Helena Francisco, na seleção musical, tendo como atores e apresentadora os alunos Cesarina Guterres, Fidélia Costa, Guilherme Farias, Mariana Carrilho e Mariana Moucho. Contou ainda com a colaboração da Professora Cristina Pereira, uma vez que este teatro tem como objetivo trabalhar com os alunos mais novos as caraterísticas psicológicas dos animais/ pessoas.
Sendo o grupo composto por três portugueses e duas timorenses, procurou-se também criar nas crianças uma abertura a pessoas de outros saberes e culturas, para uma convivência enriquecedora e saudável.
Trata-se de um serviço prestado à comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num campo muito importante para as crianças, o do conhecimento e relacionamento entre as pessoas e, claro, de aprendizagem e fruição literárias e teatrais.
Este trabalho vai estar disponível para outras Escolas que o requeiram, de acordo com a disponibilidade dos atores, durante o 2.º semestre do presente ano letivo.