A Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco comemorou no dia 14 de novembro o seu 19.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente, Vice-presidentes e Administradora do IPCB, autarcas da região, representantes da sociedade civil e de instituições da região, diretores de outras escolas superiores do IPCB, docentes, alunos e trabalhadores da Escola.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, começou a sua intervenção agradecendo a presença de todos, salientando o notável percurso da ESART, a sua capacidade criativa manifestada nas diferentes valências, do design à música, bem como a cultura de Escola existente na ESART. Referiu-se de seguida ao sucesso da Escola ao nível da captação de estudantes oriundos de todo o país que na sua opinião se deve à qualidade do trabalho desenvolvido. De seguida agradeceu ao Diretor da ESART, José Raimundo, toda a sua entrega ao projeto ESART ao longo dos últimos 8 anos.
O Diretor da ESART – IPCB, José Filomeno Raimundo, iniciou a sua intervenção com um cumprimento e sincero agradecimento “a todos e a cada um, pelo respeito e reconhecimento que a vossa presença representa na vida da nossa escola, vida essa que hoje comemoramos, a vida da ESART.”
José Raimundo salientou também a “imensa capacidade de gerar parcerias e cumplicidades” demonstrada pela ESART, “que nos distingue e afirma num universo lato, de entendimentos diversos”, “destacando a Câmara Municipal de Castelo Branco, pelo entendimento e apoio dados à nossa escola desde o primeiro momento”, o IPCB, “na pessoa do senhor presidente, António Fernandes, pela atitude atenta e cuidada com que olha a especificidade da ESART”, e ainda a todos os que colaboraram com a ESART nos último anos: autarquias (nomeadamente o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, , Drº. Luis Pereira), instituições e empresas.
O Diretor da ESART-IPCB terminou destacando “a energia imensa e contagiante dos nossos alunos, que se impõe reconhecer”, e ainda com um agradecimento aos professores e a todos os que trabalham na ESART, “pela forma como trabalharam em torno de um projeto que neles assenta e para o qual o seu envolvimento e empenho pessoais foram fundamentais e fizeram a diferença”.