A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi premiada no evento “Biodiversidade e Agricultura, uma aliança necessária: 10 anos de Operation Pollinator”, como uma das entidades pioneiras na implementação do Operation Pollinator em Portugal.
O prémio foi recebido pela docente da ESACB-IPCB Ofélia Anjos, que desenvolveu neste projeto atividades de análise a pólenes provenientes de ninhos de polinizadores, de forma a perceber quais as espécies visitantes.
A empresa Syngenta - empresa mundial no setor agrícola, foi a responsável pela atribuição deste prémio, numa cerimónia que juntou várias dezenas de profissionais na Feira Nacional de Agricultura em santarém, num debate sobre este tema.
O Operation Pollinator é um programa internacional para o incremento da biodiversidade nos campos agrícolas que se baseia no estabelecimento de habitats específicos – margens multifuncionais – para insetos polinizadores em zonas agrícolas, que permitam criar alimento e refúgios naturais para estes auxiliares e que fomentam a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitoides.
A Syngenta premiou também as empresas agrícolas Sogrape, Frutoeste e Vitacress, e a Estação Agrária de Viseu.