A Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) organiza, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o 8º Congresso Ibérico sobre Priões.
Este Congresso, que decorre nos dias 24 e 25 de outubro nas instalações da Escola Superior Agrária do IPCB, terá como convidados, palestrantes e cientistas nacionais e internacionais de referência e mérito reconhecido no estudo destes agentes não convencionais (os priões).
O tema “Estrutura e Biologia de Priões” será proferido por Markus Glatzel, diretor do Instituto de Neuropatologia do Centro Universitário Médico de Hamburgo-Eppendorf, Alemanha e por Maria João Saraiva, diretora do grupo de Neurobiologia Molecular do Instituto i3S, Grupo de Investigação Neurobiologia Molecular da Universidade do Porto, Portugal. Já o tema das “Doenças Priónicas em Animais” estará a cargo de Sylvie Benestad, responsável pelo laboratório nacional de referência do Instituto Veterinário Norueguês, Oslo, Noruega e responsável pelo laboratório de referência da OIE na Europa para a doença emaciante crónica dos cervídeos. O 3º e último tema intitulado “Doenças Priónicas e Tipo-Priónicas em Humanos” será proferido por Elvan Boke, coordenadora do grupo de biologia de ovócitos e dormência celular no Centro de Regulação Genómica (CRG), em Barcelona, Espanha.
O 8º Congresso Ibérico sobre Priões é essencialmente de caracter multidisciplinar, integra cientistas, técnicos e estudantes de várias áreas, que têm desenvolvido atividade e interesse nas doenças priónicas desde a estrutura da proteína priónica, patogenia e patologia, aos estudos genéticos e clínicos e prevenção e controlo das encefalopatias espongiformes transmissíveis.
Um prião é um agente infecioso que, ao contrário de todos os outros agentes infeciosos conhecidos, parece ser constituído exclusivamente por proteína. A sua transmissão assume particular e universal importância, uma vez que a proteína priónica é muito parecida nos humanos e noutros animais.
As Doenças Priónicas (T.S.E. - Transmissible Spongiform Encephalopathies) constituem um grupo de patologias crónicas, progressivas, de ocorrência imprevisível, invariavelmente fatais, afetando principalmente o sistema nervoso central, sem resposta imune nem tratamento.
As inscrições para o 8º Congresso Ibérico sobre Priões encontram-se a decorrer e estão disponíveis na página do evento  em https://events.iniav.pt/prions2019/pt/