A Escola Superior Agrária do IPCB e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI), instalaram um Arboreto de Plantas Medicinais nos espaços verdes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior.
O pedido partiu dos alunos do Grupo de Sustentabilidade da FCS-UBI, e permitiu a instalação de um total de 70 espécimes, entre elas a Gingko biloba, Cupressus lusitanica, Castanea sativa, Melia azedarach, Quercus rubra, e Acer campestre, provenientes dos viveiros da Escola Superior Agrária do IPCB e do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI).
O projeto foi executado pelos docentes da ESACB-IPCB, Fernanda Delgado e José Carlos Gonçalves, e pelo Técnico Carlos Grácio que integrou a equipa de instalação das espécies. Estiveram também envolvidos neste projeto estudantes, docentes, investigadores e funcionários da FCS-UBI, que ficarão responsáveis pela manutenção dos espaços.
O projeto da Escola Superior Agrária do IPCB, e do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior para a instalação de um Arboreto de Espécies Medicinais, teve como principal objetivo a possibilidade de constituir, numa zona do campus universitário e num futuro próximo, espaços de usufruto pedagógico, de conhecimento e de lazer.