O Politécnico de Castelo Branco viu aprovada mais uma candidatura para melhoria da qualidade energética e ambiental dos seus edifícios, tendo sido atribuído um montante superior a 2 milhões de euros para intervencionar a Escola Superior Agrária (ESACB). O financiamento surge no âmbito de candidaturas apresentadas ao Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central.

A intervenção contempla a aplicação de isolamento térmico em paredes exteriores e a aplicação de teto falso com isolamento térmico, assim como a instalação de novas luminárias LED e de bombas de calor mais eficientes para climatização, do tipo VRF, e respetivas unidades interiores. Está ainda prevista a instalação de sistemas de produção de energia elétrica com painéis fotovoltaicos para autoconsumo. No que concerne à eficiência hídrica, serão instalados dispositivos de uso de água mais eficientes e sistemas de monitorização para a redução de perdas de água e controlo de consumos.

O Presidente do IPCB mostra-se satisfeito com a aprovação de mais esta candidatura, salientado que o financiamento agora atribuído constitui uma oportunidade única para efetuar necessárias intervenções nos edifícios das escolas do IPCB, melhorando a sua eficiência energética e hídrica, com evidente impacto positivo no desempenho ambiental da instituição.

A exemplo de candidaturas anteriores, estão ainda previstas campanhas de sensibilização e informação para a melhoria da eficiência de recursos, em particular os energéticos e hídricos, a realização de auditorias energéticas e a emissão de Certificado Energético ex-ante e ex-post, no âmbito do SCE, e ainda ações de consultoria/ auditoria em eficiência energética e/ou hídrica, essenciais à execução das medidas.

Recorde-se que o IPCB viu recentemente aprovadas duas candidaturas no âmbito deste programa, para a Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, pelo que está previsto um investimento superior a 5,5 milhões de euros.

Leia aqui a notícia sobre as candidaturas aprovadas para a Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias...