A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está a promover uma formação online dedicada à poda de pessegueiros.

Tendo como responsável a docente Maria Paula Simões, trata-se de mais um curso de curta duração disponibilizado na plataforma de e-learning do IPCB, os quais são concebidos e ministrados por professores da instituição, permitindo em alguns casos a frequência em regime misto (online e presencial).

As exigências do mercado ou a competitividade do sector são algumas das razões apontadas para a aposta nas prunóideas, as quais representam quase metade da produção frutícola da Beira Interior, sendo por sua vez esta a região onde a nível nacional mais pêssego e cereja são produzidos.

Organizada em três módulos (caracterização do pessegueiro; definição de poda, tipos de ramos e gomos; operações, objetivos e princípios da poda), esta formação livre envolve também a Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, agregando-se a componente de vídeo à demonstração de técnicas e tipos de poda a realizar em pomares de pessegueiro em plena produção.

Em paralelo é disponibilizado material de apoio ao estudo, pretendendo-se que os formandos realizem o curso de forma independente e sem constrangimentos quanto aos horários.

Gratuita e aberta a toda a comunidade, a iniciativa requer apenas o registo em https://e-cursos.ipcb.pt, podendo ser solicitadas informações adicionais através do e-mail mpaulasimoes@ipcb.pt.