Mestrado Estudos em Enfermagem [curso em associação]

Objectivos Gerais

MESTRADO em associação com as Instituições:

• Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde
  • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Saúde
  • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde
  • Universidade de Évora
  • Universidade da Madeira
  O curso de Mestrado Estudos em Enfermagem confere o grau académico de Mestre em Enfermagem e foi concebido para formar enfermeiros que contribuam para a investigação, ensino, gestão e desenvolvimento da disciplina. Assim, visa preparar para desenvolver o pensamento e a inovação em Enfermagem, para projetar e desenvolver formas de intervenção e investigação, ao nível clínico, individual e em grupo, de forma multidisciplinar e intersectorial.
Permite o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, históricos e epistemológicos, bem como competências científicas alicerçadas na investigação, na resolução de problemas de enfermagem e dos processos de gestão de qualidade em saúde, através de uma interface com a investigação clínica em enfermagem e a investigação concetual para a construção disciplinar e profissional. Os candidatos têm uma oportunidade de valor elevado de assegurar, predominantemente, a aquisição, o aprofundamento de conhecimento científico, através da especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais, dirigido à compreensão e resolução de problemas em contextos alargados e multidisciplinares, proporcionando uma sólida formação cultural e técnica e uma aprendizagem ao longo da vida de elevadíssima qualidade.
Este Curso de Mestrado destina-se a todos os enfermeiros licenciados, ou com curso de especialização, mas que não detêm o grau de mestre.

Condições de Acesso

• Candidaturas para 2019/2020
- Consulte aqui o edital

- Portal de candidaturas - https://siiue.uevora.pt/auth

Plano Curricular

• Consulte o plano de Estudos do Mestrado: Ver plano

Saídas Profissionais

O Curso de Mestrado Estudos em Enfermagem, confere o desenvolvimento, integração e sedimentação ao nível dos percursos profissionais em curso, ao nível do exercício liberal da profissão ou exercício da profissão em instituições públicas ou privadas. Esta integração descreve-se ao nível nacional ou internacional, nomeadamente: Hospitais Gerais, Hospitais Especializados; Centros de Saúde; Escolas Superiores; Clínicas de Enfermagem ou Empresas. Após a conclusão do curso, com a discussão do relatório em provas públicas, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre em associação pelas seguintes instituições: Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira.
Grau
Mestrado